segunda-feira, 30 de março de 2009

Reforma Ortográfica, Algumas Dicas Úteis


E agora, como escrever corretamente? Estamos diante de mudanças que parecem simples, mas podem trazer confusão. É preciso estar atento, pois até os dicionários "Houaiss" (ed. Objetiva) e "Aurélio" (ed. Positivo) discordam em algumas palavras, nas suas versões de bolso lançadas em 2008. Como por exemplo, o "pára-raios" de hoje, virou "para-raios" no primeiro e "pararraios" no segundo. Ainda tem outras diferenças, não param por aí. Em sua versão mini o "Houaiss" grafa "sub-reptício" e "para-lama". Já o novo "Aurélio" traz "subreptício" e "paralama".

Uma dica, para quem como eu, ainda não compreendeu bem esta reforma ortográfica, e tem muitas dúvidas, são os sites que fazem a conversão para as novas regras. Chamados de "conversor ortográfico", podem ser acessados para facilitar ainda mais as nossas vidas.

Um deles é o "Ramon Page", criado pelo carioca Ramon Bispo, formado em Sistemas de Informação e Pós-graduando em Auditoria de Tecnologia da Informação. Ele desenvolveu um subdomínio, o 'Ortografa', onde você tem a reforma ortográfica num clique. Um projeto inovador, desenvolvido meio acidentalmente, conforme descreve Ramon em seu sítio. "Confesso que ainda não caiu a ficha sobre o Ortografa! Um projeto que nasceu “sem querer” e que em poucos dias conseguiu um pico de 13.000 acessos num único dia!", escreve ele.

Teve dúvida, basta acessar e digitar a palavra ou frase, para visualiza-lá na nova regra. Segundo informações contidas no Ortografa, o sistema está em atualização constante. Vale a pena salvar o endereço nos favoritos de seu pc, para facilitar a consulta quando necessário.
Imagem extraída:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Damares e o assessor da Teologia da Missão Integral

Lembre-se da máxima revolucionária extraída das ideias de Maquiavel: “Converter-se no seu contrário quantas vezes for necessário!” D...