domingo, 23 de agosto de 2009

Memórias de um Ex-herbaloide 2ª Parte

Participei de muitos STS e reuniões incontáveis. Estive em São Paulo quando Mark Hughes esteve no Brasil. Foi um mega evento da Herbalife. Parecia um astro entrando, tamanha a euforia, quando entrou Hughes. O fanatismo dos seguidores da Herbalife é impressionante.
Adorado como deus pelos herbalóides, o presidente fundador da herbalife, Mark Hughes, morreu aos 44 anos de overdose de álcool e Doxepin, segundo matéria da Folha Online.

Na empolgação fui viajando para vários lugares para participar de treinamentos (os STS). Na verdade os STS são todos iguais. Não existe uma novidade a ser dita de como fazer o negócio. O lance é levar vários patrocinados para manter o entusiasmo, e impressão de que seu sucesso vai chegar. E lógico tentar fazer contatos com pessoas destes lugares para aumentar sua rede.

Não é um negócio comum, isto é uma armadilha em que poucos, muito poucos, ganham. Lembra um pouco os sistemas das pirâmides. Uma parte muito pequena deste ‘negócio’ é venda de produtos, que você compra como supervisor com 50% de desconto. Aparentemente seu lucro é 100%, mas só o bruto. As despesas para girar este produto é muito alta, incluem contas de telefones fixo e móvel, panfletos, despesas para entregar o produto, etc. A outra parte é a principal, que é o recrutamento de pessoas. Está é a parte que dá mais lucro neste ‘negócio’. Em um dos meses fui campeão de recrutamento, e cheguei a fazer palestra no Sts, sobre como recrutar.

O segredo é convidar a pessoa para uma reunião de negócio, sem lhes falar do que se trata. Apenas enfatizar que é a melhor oportunidade do mundo para ganhar dinheiro. E tem muita gente ganhando, aí você conta a história de alguém da herbalife que se identifique com a pessoa convidada. Dias atrás, um amigo foi abordado por um conhecido, que lhe ofereceu uma oportunidade de negócio. A pessoa insistia para que ele fosse a uma reunião que aconteceria em um hotel da cidade, normalmente são os melhores hotéis e restaurantes da cidade, sem lhe falar do que se tratava. Obviamente meu amigo não foi, e avisou não está interessado nesta ‘oportunidade’, apesar da insistência do moço. Acabou alertando-o sobre o perigo deste ‘negócio’ da Herbalife. “É, mas a lavagem cerebral já estava feita, o moço não quis ouvir o alerta”, comentou meu amigo.

Lembrei de quantas pessoas tentaram me alertar, amigos e desconhecidos na rua, mas parece que a gente fica cego. Eu acreditava que esta era a melhor oportunidade do mundo. E Herbalife a melhor empresa do mundo. Cheguei a pensar: Como as pessoas não conseguiam enxergar isso?

Comecei a fazer partime, quando assustei só falava de Herbalife. Fui perdendo minhas representações, por um simples motivo: corria o dia e a noite atrás das pessoas para recrutar e vender os produtos. Não tinha mais tempo para nada, não tinha fim de semana. Meus amigos que não quiseram o ‘negócio’, corriam de mim. Outros começaram a me chamar de ‘mister Herbalife’. Eu achava que se perdesse as representações seria bom, porque aí faria o negocio em tempo integral, e certamente teria mais sucesso. Só que eu já estava fazendo em tempo integral há muito tempo. Com os lucros líquidos de vendas e comissões (os royalties) que eu estava recebendo era impossível se manter. Aí começou as dívidas, virou uma bola de neve. Aí meu amigo quando percebem que você já deu tudo o que tinha para dar, não tem como tirar mais nada de você, é hora do descarte.

Cheguei a ter uma rede com vários supervisores, e conseguir chegar a “Equipe mundial” ou “Word Team”, como chamam. A rotatividade de pessoas no negócio é impressionante, conhecia pessoas que estavam a mais tempo do que eu, e de repente elas sumiam, perguntava para meu patrocinador onde estavam? A resposta eram que elas estavam ficando doidas e tinham deixado de fazer Herbalife. Na verdade ficava imaginando como tantas pessoas que convidei não queriam este ‘maravilhoso negócio’.

Olha o tanto de gente na época, que na rua chegavam perto de mim e tentavam me advertir da arapuca que estava me metendo, não teve conta. Não adiantava nada. Tudo que as pessoas e amigos falavam para me advertir e tomar cuidado, não fazia efeito, pois minha cabeça estava feita.

Embora fosse magro como um palito, tentando vender produto para gordo perder peso. Era uma piada, mais como bom vendedor, vendi foi muito. Parecia um outdoor ambulante de tanto adesivo na pasta e boton com os dizeres: Perca peso agora. Pergunte-me como?

Certa vez eu e um colega, o Leo, da mesma rede, que fomos a São Paulo quando Mark Hughes esteve no Brasil, começamos a conversar sobre o negócio mais friamente. Começamos a analisar o negócio como empreendimento, que tem despesas e lucros. Ao montar esta planilha, a contabilidade não fechava, os gastos com telefones, reuniões, viagens, panfletos, anúncios e outros, eram maiores do que os lucros. Comecei entender que os malucos que iam ficando pelo caminho, muito mais de 95% das pessoas que entravam, na verdade tinham quebrado e se afundado nas dívidas, ou acordado a tempo e desistido antes de se afundarem.

Devo ter ficado neste negócio uns dois ou três anos, já não consigo lembrar direito. Mas quando cai em si, e vi a loucura que tinha feito, fiquei imaginando como pude ser tão ‘mirim do Bill’, como diz um amigo. E me deixar ser envolvido e enganado facilmente. Reconheço fui uma presa fácil. Agora aceitar que a culpa do meu fracasso é só minha, como pregavam nos sts, e que a Cia não tem nada a ver, aí não dá! Entendi que é quase impossível ter sucesso neste tipo de negócio, apenas os que estão no alto da pirâmide ganham, e permanecem no ‘negócio’. O resto trabalha como escravo para manter o sistema funcionando.

Busquei forças em Deus, para dar a volta por cima e reconstruir minha autoimagem. Reconheço que a ganância e o desejo de ficar rico, rápido e facilmente como prometem, foram as molas propulsoras que me fizeram presa fácil. E tem sido até o hoje o mesmo artifício utilizado para recrutar muitas pessoas.

Vale lembrar e dizer: A Herbalife não tem nada de ilegal, está tudo dentro da legislação brasileira. Eles vendem produtos à vista ou no cartão de crédito, para pessoas que ‘livremente’ se cadastraram para serem distribuidores independentes.

Aí entra quem quer. Por isso, resolvi escrever um pouco da minha história, como um alerta. A maioria das pessoas que encontro, que já mexeram com isso, e também perderam, tem vergonha de contar e não querem nem se lembrar disso. É claro, quem está ganhando dinheiro com a Herbalife, um pequeno grupo, e outras de marketing multinivel contam com isso, para continuar recrutando gente.


Leiam também:




Imagem extraída: http://arteprofana.files.wordpress.com/2008/12/herbaloide1.gif

13 comentários:

  1. Um dos melhores post sobre herbalife que já vi, foi o abaixo:

    http://doutordivago.blogspot.com/2006/05/perca-dinheiro-agora-pergunte-me-como_26.html

    Muito engraçado mesmo...

    ResponderExcluir
  2. Para variar um pouquinho, a mesma história. Muita ganância, pouco conhecimento e má administração do seu próprio negócio. Não culpe os outros do seu fracasso. Mas não se preocupe, quando iniciei a faculdade, minha sala de aula tinha 120 alunos e apenas 25 conseguiram concluir o curso. A vida é mesmo assim, muitos ficam pelo caminho e somente poucos vencem.
    Boa sorte na sua próxima tentativa!

    ResponderExcluir
  3. Prezado Anônimo,

    Para variar o anonimato...não estou culpando niguém, o único culpado sou eu mesmo, de ter me deixado enganar neste golpe.
    Não preciso tentar nada, pois já sou o mais bem sucedido executivo da empresa em que trabalho.
    Quem vai precisar de sorte em suas próximas tentativas é você, até cair na real.
    Basta digitar na busca do Google "Herbalife Golpe", talvez ainda dê tempo de sair fora deste 'negócio' antes de se afundar, espertão.

    ResponderExcluir
  4. a herbalife mudou a minha vida
    antes eu nao sonhava
    agora ja nao durmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta é a melhor frase que já vi deste 'negócio. Parabéns!!! Muito boa.

      Excluir
  5. Boa Noite, Carlos.

    Navegando na web, cheguei até Voçê. Não vou te reprovar e nem te aprovar ainda.
    Mas Eu sou Empreendedor de MMN pela Forever Living, também vejo pessoas que entram e não dão continuidade no negócio, seja por falta de patrocínio responsável ou pela visão erronea em relação ao empreendimento.
    Não o negócio como deveria fazer. Estes dizeres de trabalhe de 2 a 3hs / dia é balela. Já vi que para ter sucesso no modo tradicional (contactar, convidar, acompanhamento, fechamento, patrocinio responsável), Voçê tem que dispor de tempo livre para fazer isto. Pessoas de sucesso lá dentro digo alguns militares (tiram meses de licença, pagam serviço, para tocarem o negócio com sucesso meu irmão) teem resultado porque Eu presenciei pessoalmente.
    Para minha pessoa que trabalha em Empresa Estatal que entra de manha e sai ás 17:00hs quando não fica fazendo H.E, chega em casa com filhos pequenos querendo a atenção do Pai, e a Esposa estressada, é complicado.
    Estou tentando no meu tempo. Pois que o MMN é o negócio do século 21.
    Tenho um EX. O japa Vitor Shoyama (Gerente Safira) patrocinou o Lino Barbosa que hoje é Gerente Diamante maior da América Latina. Então não é que entra primeiro que tem maior sucesso, é sim para quem tem mais habilidades trabalha e produz mais. Aí Alguém perguntaria então o Vitor produz menos que o Lino? Eu diria que não, é sim que as habilidades e a forma de desenvolver o negócio é que dão mais resultado. O ser humano é Único.
    Os produtos da Forever são incríveis, embora o Governo(Anvisa), quis dar uma calça arriada na Forever, mais não conseguiu. Pois foi lançado novos produtos no mês que aconteceu o fato. Só o FAB o enegético tem feito grande sucesso de vendas.

    Carlos não estou aqui para te convidar para vir para minha oportunidade, é sim dizer que o MR é o negócio do século 21, desde que seja feito com uma Empresa genuína, Idônea e séria de MR, que não é o caso da Herbalife que faz propaganda na Mídia e patrocina times de futebol no mundo.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Antonio silva,
      Com toda certeza posso te afirmar que Marketing de Rede não é o negócio do século 21. Aliás, é um péssimo negócio, basta olhar as estatísticas desse tipo de negócio: alto turnover, pouquíssimas, mas muito poucas pessoas ganhando algum dinheiro. Li em um site americano que faz pesquisa sobre MR de várias empresas, e eles foram categóricos em afirmar é mais fácil ficar rico ganhando na loteria do que com MR, ainda, que a média de ganho girava em torno de $30,00 semanal. Isso mesmo, trinta dólares por semana. Ou seja, é um trabalho escravo. Para compensar o baixo salário pago, eles te dão um monte de ilusões em troca, as quais malandramente chamam de sonho.
      Olha você tem um emprego em uma estatal, provavelmente deve ser concursado, tem esposa e filhos, e no seu tempo livre que deveria descansar e dedicar a família, você sai igual um retardado chamando seus amigos para fazer um excelente oportunidade de negócio, que você descobriu e que vai deixar todo mundo rico. É isso que você chama de qualidade de vida?
      Se você quer mudar de vida, invista seu tempo em adquirir novas habilidades. Estude e ou faça novos cursos, se qualifique melhor para o mercado, e pare de perder seu tempo com estas estorinhas da carochinhas.
      Mas infelizmente o bichinho da ilusão já te picou, e você assim como eu fiz, me achará um estúpido querendo roubar seus sonhos. Bem minha história você já leu, o tempo é senhor da razão.

      Excluir
  6. Muito interessante seu texto. Achei esse blog procurando sobre MMN, já que meu pai está perdendo dinheiro na tal de Dinastia (que funciona também no esquema similar ao de pirâmide financeira) há 4 anos e até agora não voltou ao mundo real.

    ResponderExcluir
  7. Caríssimo,
    Infelizmente seu pai foi dominado pela ilusão, é duro, mas só acordamos depois de perder muito...ou tudo. Muitos perdem a dignidade e entram em um processo depressivo, por terem sido tão idiotas. Certamente caso ocorra isso, seu pai precisará de ajuda, e de alguém, que lhe estenda a mão, sem acusações e recriminações. Eu encontrei um amigo, que me estendeu a mão e me ajudou a sair desta lama de dívida que entrei.
    Infelizmente é feita uma lavagem cerebral, para que as pessoas demorarem demais para acordar e voltar a realidade. Muito embora toda hora alguém nos alerte. Sei disso porque foi assim comigo.
    Sinceramente torço para que seu pai acorde e mude de rota, e consiga se reerguer como fiz. Pelo menos serviu de lição para mim fazer mais forte e dar a volta por cima. Minha situação hoje, não dá nem para comparar com a de antes.

    ResponderExcluir
  8. Caríssimo,
    Infelizmente seu pai foi dominado pela ilusão, é duro, mas só acordamos depois de perder muito...ou tudo. Muitos perdem a dignidade e entram em um processo depressivo, por terem sido tão idiotas. Certamente caso ocorra isso, seu pai precisará de ajuda, e de alguém, que lhe estenda a mão, sem acusações e recriminações. Eu encontrei um amigo, que me estendeu a mão e me ajudou a sair desta lama de dívida que entrei.
    Infelizmente é feita uma lavagem cerebral, para que as pessoas demorarem demais para acordar e voltar a realidade. Muito embora toda hora alguém nos alerte. Sei disso porque foi assim comigo.
    Sinceramente torço para que seu pai acorde e mude de rota, e consiga se reerguer como fiz. Pelo menos serviu de lição para mim fazer mais forte e dar a volta por cima. Minha situação hoje, não dá nem para comparar com a de antes.

    ResponderExcluir
  9. MMN...O NEGÓCIO DO SÉCULO XXI...JÁ OUVIRAM FALAR EM ÉTICA??...MINHA EMPRESA TRABALHA COM ESSA PALAVRA, E ISSO DIZ RESPEITO A " NÃO FALAR MAL DAQUILO E/OU DE EMPRESAS AS QUAIS NÃO CONHECEMOS... " TRABALHAMOS COM NOSSA COMPANHIA , SABEMOS SOBRE NOSSA COMPANHIA, E ESTAMOS AUTORIZADOS A FALAR SOBRE NOSSA COMPANHIA, E SÓ...SUCESSO A TODOS...EM QUAL COMPANHIA EU TRABALHO ???...NA COMPANHIA DA PRÓXIMA TENDÊNCIA MUNDIAL...ABS !

    ResponderExcluir
  10. Talvez você devesse ter começado a fazer sua contabilidade logo no início, como pode iniciar um novo negócio sem pensar nisso?? Isso é insanidade, nenhum negócio que iniciar irá se sustentar sem que tenha certeza que o que gasta pode ser gasto! Muitas empresas fecham todos os dias por esse mesmo motivo! Acontece que nem todos que entram para o marketing de rede aprendem que devem ser tornar empreendedores, e estudar para isso.

    ResponderExcluir
  11. Nossa, eu ja comentei na parte 1, mas me vejo na obrigação de comentar na parte 2.
    As empresas mml fazem de tudo para culpar o distribuidor pelo fracasso no negocio, Minha cidade teve uma avalanche de herbalife ha uns 15 anos.
    Ha uns 5 anos novamente.
    Agora sumiram, os gets e milionarios que moravam aqui mudaram de cidade, eles usam esta tatica mesmo, depois vai rodando de cidade em cidade, meu get me propos isto.
    Ele tambem esta falido e muitooooooooo. A esposa dele chegou a me dizer que nas rodas de gets, tabuladores como eles dizem, o comentario é que o pin( uma especie de abotoadura que eles usam no evento para de distinguir dos demais escravos..) é da cor vermelha, pois é sangrento...
    Quando se esta nesta posição, ou a pessoa aceita que é ganhar dinheiro em troca da perda e frustação dos outros ou não sai do lugar... são incontaveis os gets que morrem no negócio, é assim que eles dizem morrem... p herbalife
    Quando não tinha mais condição de ir aos eventos ( são caros e longe+ ou - cem reais) eu ficava me lembrando que quando alguem faltava aos eventos ele diziam fulano morreu...
    Os carros e as roupas dos gets são surradas e velhas...
    Eles não tem dinheiro como dizem só ganham mesmo dos evnetos, que tambem são superfaturados... e vão se enganado e mentindo.. Aquelas viagens que eles dizem que ganham na verdade eles pagam, e meu get dizia de uma forma ou de outra a herbalife me deu pois eu pago com o dinheiro ganho da herbalife... Será... só se for das entradas do sts, por que venda ele mal tinha tempo, apesar de jurar de pes juntos que vendia...( vivia nos eventos) hom quase todo dia, e sts final de semana... agora supervisor tinha eu, o filho + 1 casal, tudo word falido, ele não conseguia por ninguem..
    Imagina...
    Carlos eu gostaria se vc pudesse comentasse meu post, se vc tambem percebia isso de alguns lideres..?
    Agora passados 4 anos que estou fora dos eventos é que estou me recuperando e recomeçando, não é facil o sentimento de culpa pelas pessoas que enganei...

    ResponderExcluir

Damares e o assessor da Teologia da Missão Integral

Lembre-se da máxima revolucionária extraída das ideias de Maquiavel: “Converter-se no seu contrário quantas vezes for necessário!” D...