domingo, 19 de abril de 2009

A Lei Seca ainda não 'Pegou'



Na porta da faculdade Estácio de Sá, no bairro Prado, a Lei Seca ainda não 'pegou'. No início das aulas e no intervalo, muitos estudantes bebem sem se preocupar com a lei. Para alguns uma cerveja ou outra não faz diferença. É o que pensa, por exemplo, Alan Augusto, estudante do 7º período de jornalismo, que se sente receoso de beber e dirigir, "mas só bebo uma ou duas cervejas no intervalo, então não fico preocupado não," afirma ele.

Porém, o estudante Cirdes Lopes, que não bebe, vê benefícios na lei, que para ele, é boa e pode diminuir o número de vítimas. Entretanto, ele comenta, que já viu muito colega beber e dirigir, sem se importar com os riscos de acidentes. "Uma vez, vi um amigo totalmente embriagado, pegar a moto e ir embora", comenta Lopes.

Matéria publicada no jornal Zero Hora, de Porto Alegre, recentemente, aponta que o consumo de bebida retornou aos patamares anteriores à Lei Seca, e ainda segundo o Ministério da Saúde, os brasileiros voltaram a dirigir depois de beber. Nesta reportagem, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, afirmou que o país precisa desesperadamente que essa lei funcione. Para ele, a Lei Seca tem que 'pegar'. Segundo o Ministro, são dezessete mil mortes por ano causados em função da mistura bebida e direção, são dados piores que de uma guerra.

A médica fisiatra Júlia Greve, do Departamento de Álcool e Drogas da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), afirmou em entrevista ao G1, que um copo de cerveja demora cerca de seis horas para ser eliminado pelo organismo. Segundo ela, se você estiver de ressaca e com sintomas provocados pela grande quantidade de álcool consumida, o melhor é ficar em casa e não dirigir. Pois, este é o momento em que o álcool começa a ser tóxico e permanece no corpo por mais tempo.

O melhor mesmo é seguir a recomendação do Ministério da Saúde, se você vai sair para beber, vá de carona ou de táxi. Pois, não existe uma margem segura de consumo de álcool que possibilite dirigir com segurança, é o que afirmam os especialistas. O melhor mesmo é não
vacilar, pois além do risco de acidente, se cair numa blitz e forem autuados, os condutores terão sua carteira de habilitação recolhidas e deverão pagar multa de R$ 957,70 e suspensão do direito de dirigir por 12 meses. Os presos em flagrante, além da punição administrativa, estão sujeitos a detenção de 6 meses a 3 anos.

Fotos e imagens Carlos Lyra



Leia Tambem:
"Entre a Sala de Aula e Bar"

Comércio Informal
Educação X Bebida
Na Região do Prado os negócios se proliferam: de ensino à alimentação tudo é comercializado

Voltar a página inicial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Damares e o assessor da Teologia da Missão Integral

Lembre-se da máxima revolucionária extraída das ideias de Maquiavel: “Converter-se no seu contrário quantas vezes for necessário!” D...