quinta-feira, 24 de setembro de 2009

GUANHÃES NA ROTA INTERNACIONAL DO MINÉRIO

Guanhães, uma cidadezinha de 30 mil habitantes localizada no interior de Minas, desperta a atenção de mineradores de todo o mundo. A multinacional Vale do Rio Doce anunciou hoje a descoberta de uma fronteira mineral estimada em 400 milhões de toneladas para extração em uma única mina.

De acordo com o geólogo João Carlos Cavalcanti, os teores de ferro são superiores a 40% das 140 áreas já trabalhadas para a extração. O projeto de Guanhães é focado junto a outros 16, também de grande potencial extrativista.

Os projetos e, principalmente a descoberta da Vale, está alinhada com o atual panorama da mineração, que tem mostrado apetite voraz por ativos e pela redução dos custos de produção a fim de expandirem os seus negócios, mesmo em tempos de crise.

Além da descoberta que causou frisson nas rotas minerais de todo o mundo, a construção de um mineroduto passa a ser a discussão central. O projeto ligaria a pequena Guanhães a um porto que seria instalado no Espírito Santo.

Estima-se que cerca de 20 mil a 40 mil empregos serão criados na região com a construção do mineroduto, além das demandas nas usinas de concentração e de pelotização de minério, fora a atração das prestadoras de serviço . Também um ramal ferroviário é estudado para a região.

“Somos procurados por grandes players mundiais do setor de mineração e siderurgia e devemos fechar esse e outros negócios até 26 de outubro”, revela João Carlos Cavalcanti, que, considerado o geólogo mais rico do mundo, disputa com seu ex-sócio, Eike Batista, o título de brasileiro mais rico.

A ideia é vender 80% das reservas para sócios investidores, mantendo participação de 20%. Otimista com os negócios e procurando um basta à crise, Cavalcanti ainda afirmou que a dificuldade em Guanhães é logística. “As reservas são de classe internacional, acima de 300 milhões de toneladas”, disse o empresário.

Leia aqui: Deputados federais votam proposta contra estudantes devedores

10 comentários:

  1. Incrível! essa região ainda se encontra matas nativas , e pelo visto essas montanhas e matas maravilhosas que a região teem , vão virar uma cratera escavada! não há nada que se possa fazer , e quem ganha com isso? Acho que meia dúzia de pessoas ! E quem perde? O planeta inteiro sem dúvida.
    Bom esta é minha opinião.

    ResponderExcluir
  2. aquela regiao mereçe pois vai gerar muita renda i muitos investimentos em todos os sentidos .....

    ResponderExcluir
  3. alem de faser questão de clasificar a cidade como : cidadezinha, o comentario e falho no que diz respeito a informação , de onde vem essas informaçõe? qual a fonte?
    Ficaremos calados?

    ResponderExcluir
  4. Desculpe-me pelo cidadezinha, foi apenas uma forma carinhosa de tratar Guanhães.

    ResponderExcluir
  5. A mineração não é isso tudo o que dizem,parece que é o fim do mundo,estudem procurem a saber mais sobre projetos, recontrução ambiental, crescimento,
    Pôxa ...quando vamos falar ,temos que saber do que estamos falando,é de uma empresa séria, não de um garimpo clandestino.

    ResponderExcluir
  6. Sou nascido em Guanhaes e morei la por 20 anos..... resido em Divinolandia de Minas (45 km) de Guanhães e creio que esse projeto seja um bom passo para o futuro da cidade.... ja que uma empresa como a VALE nao se preocupa apenas em faturar.

    Iremos ter EMPREGO o que raramente é encontrado na cidade, ja que SERVIÇO tem de sobra.......

    Até que enfim nos Guanhanenses vamos parar de ser explorados e seremos reconhecidos como PROFISSIONAIS de verdade e nao como apenas FUNCIONARIOS....

    TOMARA QUE NAO DEMORE.....

    ResponderExcluir
  7. Pois ééééh... esperamos que gere muitos empregos para a REGIÃO! não só Guanhães.. mas existem profissionais qualificados na regiao. Muitos engenheiros

    ResponderExcluir
  8. qual o tempo estimado para a vale chege em nossa cidadizinha.

    ResponderExcluir
  9. eu moro em guanhaes ha 7 anos, e realmente acho isso uma boa oportunidade de crescimento profissional na cidade, eu sou formada ha 3 anos e at hoje nao arrumei nada aqui na minha area, e eu tambem não aguento mais trabalhar para esses empresarios de guanhaes,que tem a cabeça do tamnho de um ovo e so sabem explorar da gente achando que somos escravos.me desculpem ai gente mas aonde eu trabalho ninguem me valoriza, me pagam uma micharia, e assim que eles querem que a cidade creça.

    ResponderExcluir

Damares e o assessor da Teologia da Missão Integral

Lembre-se da máxima revolucionária extraída das ideias de Maquiavel: “Converter-se no seu contrário quantas vezes for necessário!” D...