Um passeio imperdível para quem vai a Buenos Aires é conhecer o cemitério da Recoleta, localizado no bairro de mesmo nome. Um museu a céu aberto, possui mausoléus de heróis e famosos. Lá, por exemplo, estão os restos mortais de Evita Perón (primeira-dama da Argentina).
Curioso, segundo o zelador Juan, é a mumificação natural dos corpos que lá se encontram. O processo acontece através de uma válvula que tem embaixo dos caixões. Ela retira a água dos corpos e libera o formol que está em um recepiente ligado a esta válvula. Ele explica que os corpos estão lá intactos nos caixões, que ficam em prateleiras dentro dos túmulos, que parecem mais quartos de despejo.
Outra curiosidade, é o status que era ser enterado lá, onde tem um dos metros quadrados mais caros do mundo. Ele conta que as famílias, quebradas pela crise argentina, para manter as aparências, alugavam o túmulo e faziam o velório toda noite no Recoleta. Após os amigos irem embora, na manhã seguinte, o corpo era levado para ser sepultado em outros cemitérios convencionais.
A estética do cemitério com as suas estátuas e seus mais de 70 mausoléus, lembra muito o cemitério do Bomfim em Belo Horizonte. A diferença é que o da Recoleta é explorado como uns dos principais pontos turísticos da cidade.
Fotos extraída:
http://www.cemiteriosp.com.br/outros_paises/argentina/la_recoleta/fotos/cemitcaixoes2.jpg
http://www.cemiteriosp.com.br/outros_paises/argentina/la_recoleta/fotos/262_3940.jpg
http://www.cemiteriosp.com.br/outros_paises/argentina/la_recoleta/fotos/262_3932.jpg
Nenhum comentário:
Postar um comentário