domingo, 17 de maio de 2009

Plebicito Já!

A discussão na política é sobre uma possível alteração na constituição que permita o terceiro mandato de Lula. Um deputado do PT sugeriu que se realize um plebicito, para saber a vontade popular, a respeito da reeleição por prazo indeterminado. Isso é democrático. Não consegui achar a notícia, pois não lembro o dia que foi publicada. E os jornalões não publicaram mais notícia nenhuma a respeito. Apenas têm publicado, que o terceiro mandato, seria golpe. Dá mesma forma acusam o presidente venezuelano, Hugo Chaves, de ditador e golpista, só esquecem de mencionar, que o mesmo, conseguiu o direito de disputar a reeleição por prazo indeterminado, através de um plebicito, o que é totalmente democrático.

Pela lógica da nossa imprensa, podemos afirmar que a Inglaterra e a Alemanha são ditaduras, pois seus primeiros-ministros são reeleitos por tempo indeterminado, enquanto for bom para o país. Engraçado não citarem esses e outros governos no mundo, apenas falam do Hugo Chaves.

Eu apoio a idéia do peblicito para saber a opinião pública brasileira a esse respeito, já chega de opinião publicada.
Mesmo não tendo votado em Lula para o segundo mandato, é preciso pensar logicamente e no Brasil:
O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o político mais respeitado e popular no mundo hoje. O Brasil, em seu governo, foi o país menos afetado pela crise mundial. Pela primeira vez na história o Brasil é credor do FMI. Em todas as viagens do Presidente, ele vendeu algum produto brasileiro, diversificou nossas exportações, abriu novos mercados, fazendo outros parceiros comerciais. Por isso não estamos tão dependentes da Europa e os EUA, e estamos conseguindo, no meio da crise, superar as dificuldades.

Nossa economia melhorou, todos os indicadores economicos melhoraram. O salário mínimo ultrapassou os cem dólares, já é mais de duzentos dólares. Aumentou o número de alunos no ensino superior, isso por causa dos programas de educação, que ampliaram as vagas nas universidades públicas, com inauguração de novas e ampliação das existentes, além dos programas, que financiam alunos de baixa renda em faculdades particulares. Expansão dos Cefets, ampliando as vagas do curso técnico.

Para o Brasil será ótimo que Lula continue presidente por prazo indeterminado, enquanto for bom para o País, e for eleito democraticamente, através do voto direto, de acordo com a vontade popular.

Plebicito Já!!!!!!!!


"Justamente, esse possível fim da literatura está relacionado ao possível fim de um lugar mais pessoal, substituído por essa espécie de memória ou experiência coletiva a que estamos sujeitos na cultura de massas. Nada custa pensar que é esta a aspiração da publicidade e da televisão: que todos pensem o mesmo, digam o mesmo, sintam o mesmo, digam o que sentem com as mesmas palavras. Esta é a utopia do capitalismo: que todo mundo se pareça e, em consequência, que todo mundo saiba o que comprar. Mas não podemos imaginar que a sociedade conseguirá impor esses critérios unânimes e uniformes. As resistências a essa generalização são múltiplas (...)" (Entrevista de Ricardo Piglia na revista "Entre Livros" no.21, ano2, pg.18)





Imagens extraídas: http://lh5.ggpht.com/_HZm55lfyLqs/SRWBJNzPlqI/AAAAAAAAccM/PGgujTTvAZA/s800/81108lulaobama03.jpg; http://www.faustofigueira.com.br/utilitarios/editor/UserImages/00000606_lula-rainha-obama400.jpg

Um comentário:

  1. Caro Lyra, respeito sua opinião, mas não concordo. Com plebcito ou não, as transformações necessárias para um Brasil que seja de verdade um país de todos está muito longe de acontecer. Todo esse sistema, político, econômico e judiciário não atende as reais necessidades que da população. As universidades públicas estão com péssimas estruturas. A situação fica ainda pior nas escolas públicas. Os hospitais, não preciso comentar. O discurso do Lula de governar para todos, ricos e pobres, é totalmente demagógico. Ele governa para a classe dominante. Todas essas medidas são estratégias de controle da revolta popular. O Brasil precisa de governantes que tenham compromisso com as causas do povo brasileiro. Uma sociedade onde o homem respeite o outro homem só vai se consolidar a partir do momento em que aqueles que assumirem o poder, buscarem outro caminho, que não seja esse da continuidade do capitalismo. Uma nova sociedade é possível, o respeito, o amor, a união podem reinar entre os homens, mas é necessário sair da ilusão desse sistema. O interesse público nunca prevalece, sabemos muito bem. Novos caminhos são apontados, mas muitas vezes repudiamos posições justas e verdadeiras, simplismente pela nossa acomodação capitalista.

    ResponderExcluir

Damares e o assessor da Teologia da Missão Integral

Lembre-se da máxima revolucionária extraída das ideias de Maquiavel: “Converter-se no seu contrário quantas vezes for necessário!” D...