O documentário "Invisíveis pelo Silêncio" foi à sensação da noite de abertura da 4ª Mostra de Cinema Comentado da Faculdade Estácio de Sá BH, na segunda dia oito. Antes da exibição, coube a autora, a documentarista e aluna da Estácio, Helen Rodrigues Baesse, falar sobre seu projeto. Rapidamente ela explicou à abordagem do seu documentário.
"O vídeo é sobre o acesso dos deficientes auditivos a televisão brasileira, espero que gostem", comentou Baesse. Para em seguida um pouco encabulada, meio que, pega de surpresa dar a grande notícia:
O documentário foi classificado no festival de cinema de Curitiba. “O Putz, foi uma surpresa muito grande, porque você não espera ser selecionada logo no primeiro trabalho. E ainda mais entre concorrentes de todo país. São na verdade seis documentários classificados no meio de 53 inscritos. Eu sou a única mineira concorrendo na categoria documentário", destacou Baesse, sendo muito aplaudida. A premiação dos vencedores será neste domingo dia 14, às 19h.
“Invisíveis Pelo Silêncio” trata do acesso da pessoa portadora da deficiência auditiva à televisão brasileira. E de suas reações diante das imagens, para eles sem nenhum som. A Sensibilidade das imagens emociona, é difícil encontrar adjetivo para descrever o documentário. Assim a cada fala dos personagens, de como vêem e percebem a televisão, leva a uma reflexão sobre este outro mundo. Especialistas tentam esclarecer dúvidas e colocam algumas situações de erro que acontecem na TV. Também enumeram as dificuldades encontradas pelo meio televisivo, para inclusão dos deficientes auditivos. E as formas que no futuro poderão ser efetivadas para que a inclusão aconteça de verdade. O documentário será em breve disponibilizado na Internet segundo Baesse.
Abaixo confira vídeo e áudio, de entrevistas exclusivas, com a aluna e documentarista Helen Rodrigues Baesse, falando de seu documentário, das expectativas no festival de Curitiba e dos novos projetos.
Leia mais sobre a 4ª Mostra de Cinema:
Estácio de Sá promove conhecimento através do cinema
Nenhum comentário:
Postar um comentário